top of page
 SEMINÁRIO
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

CONTACTO

 

Para outras perguntas e comentários envie um email para seminario.ca.apac@gmail.com

MAILING LIST

ACOLHIMENTO RESIDENCIAL

E SAÚDE MENTAL

História da Iniciativa

Conjugando a saúde mental e o acolhimento residencial intenta-se favorecer a atualização e consciência das atitudes e papéis de quem opera junto das crianças e jovens, reforçando o manto da promoção da Saúde Mental na Infância, Latência, Puberdade e Adolescência.

Organização

Apoios e Patrocínios

A APAC - Associação de Pais e Amigos de Crianças, localizada em Barcelos, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública, constituída em 24 de Maio de 1995.

Tem como principal objetivo promover ações de reabilitação, orientação, integração e apoio a crianças e jovens com paralisia cerebral, deficiências neuromotoras, com problemas de desenvolvimento e/ou em situação de risco, integrando atividades de orientação e apoio psico-social, médico-funcional e terapêutico.


De entre as várias respostas socias e serviços que compõem a APAC - Apoio Ambulatório, Intervenção Precoce na Infância, Centro Atividades Ocupacionais, Rendimento Social de Inserção e Serviço de Intervenção Multidisciplinar, destaca-se a Casa de Acolhimento enquanto resposta social para crianças/jovens com idades entre os zero e os dezoito anos, em situação de perigo. Caracteriza-se por ser uma estrutura de transição entre famílias disfuncionais ou ausentes e as famílias recuperadas ou de substituição, procurando alternativas que minimizem os problemas e as carências emocionais sentidas pelas crianças em situação de perigo e risco.
 

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos (CPCJ) define-se por uma instituição oficial não judiciária com autonomia funcional que visam promover os direitos da criança e do jovem e revenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral. A sua intervenção tem lugar quando não é possível às entidades com competência em matéria de infância e juventude atuar de forma adequada e suficiente a remover o perigo em que se encontram. A CPCJ pode aplicar medidas de promoção e proteção, executadas no meio natural de vida ou em regime de colocação, consoante a sua natureza.

Justificativa

Apesar da evolução que outras medidas de promoção e proteção têm sofrido no nosso país, a medida de acolhimento residencial tem assumido um papel muito importante junto de crianças e jovens, especialmente junto de jovens adolescentes, em situação de desamparo.

Pretende-se com este III Seminário “Acolhimento Residencial e Saúde Mental”, desenvolver uma reflexão sobre a adequação desta medida, reconhecendo o necessário papel que desempenha no sistema de proteção junto dos jovens com problemas de saúde mental.

Considerando o atual perfil das crianças e jovens, a medida de acolhimento residencial tende a revelar-se como uma medida de apoio mais efetivo, enquanto resposta diversificada e especializada, considerando as suas diferentes necessidades.

A importância de um enfoque mais terapêutico com vista a implementar uma intervenção com base num modelo de atenção familiar, assume-se como uma das principais funções do acolhimento residencial.

Acreditação

Acreditado para pessoal docente 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page